Chamamento público para desocupar a banda da rede 5G é publicado pela Anatel


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou no Diário Oficial da União (DOU) de quinta-feira (23) um chamamento público para a migração de canais de TV aberta para satélites que operam na Banda Ku.

De acordo com a agência reguladora, a mudança está prevista no edital do padrão da quinta geração de conectividade móvel e ocorre porque o sinal de televisão recebido por antenas parabólicas ocupa uma das faixas de transmissão dos satélites do 5G.

As regras fixadas pela própria Anatel estipulam que as entidades que transmitiram sinal aberto e gratuito de televisão na faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz até o dia 27 de setembro de 2021 devem fazer a adaptação de faixa.

A Anatel reforça que as empresas que atendem aos requisitos precisam se pronunciar e comunicar a agência reguladora até o dia 24 de janeiro de 2022 para fazer a migração, além das concessionárias de radiodifusão que também operam na frequência.

Essa é mais uma etapa para a implementação da rede 5G no Brasil. No último mês de novembro, a Anatel realizou o leilão das faixas de transmissão. Confira a resolução sobre a migração publicada nesta semana na íntegra neste link.

As grandes operadoras já começaram a liberar o acesso a frequências menores do 5G para seus clientes, como é o caso da Claro e da Vivo. A TIM deve aguardar a implementação do 5G Standalone (puro) para iniciar a comercialização dos planos.

O que você espera mudar com o 5G? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*