Poluio do ar pode cancelar benefcios que a atividade fsica traz ao crebro


A poluição do ar pode neutralizar os benefícios que os exercícios físicos causam ao cérebro, segundo estudo publicado na revista científica Neurology. Por conta dessa ação de causa e efeito, Neurologistas recomendam que a prática de esportes ocorra em áreas longe de rodovias e fábricas.

Os exercícios físicos são grandes aliados da saúde, sendo relacionados à prevenção de insônia e até mesmo à potencialização das vacinas contra o coronavírus, reduzindo também o risco de evolução grave da doença.

O estudo destaca que a atividade física está associada a benefícios para o cérebro, enquanto que a poluição do ar está relacionada a resultados prejudiciais para o órgão. Exercícios físicos combinados com ar poluído podem gerar lesões de hiperintensidade da massa branca cerebral, que por sua vez contrabalanceiam os pontos positivos da atividade corporal.

O grupo teve acesso aos dados de neuroimagem do UK Biobank, que inclui mais de 500 mil pessoas, e cerca de 8 mil se envolveram ativamente no estudo. Os participantes usaram um dispositivo no pulso por uma semana e fizeram ressonância magnética para que os pesquisadores pudessem examinar o volume total da substância branca.

Os neurocientistas analisaram a relação entre o dióxido de nitrogênio (produzido com a queima de combustíveis) e a matéria branca do cérebro, responsável por nutrir os neurônios.

A pesquisa sugeriu que tal relação foi mais intensa em participantes que, com maior frequência, praticaram esportes em lugares próximos a fábricas, automóveis e outros emissores de poluentes. Ou seja, os efeitos da poluição do ar foram mais fortes em quem se exercitou regularmente nesses locais. Isso significa também que quem faz atividade física habitualmente acaba mais exposto à poluição.

Ainda assim, a pesquisa ressalta que os benefícios dos exercícios são mais potentes que os impactos adversos da poluição. Deve-se, no entanto, prestar atenção na qualidade do ar do lugar em que se está praticando esportes.

Você pratica atividade física regularmente? Já parou para pensar sobre a qualidade do ar dos arredores por onde você se exercita?



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*