Saúde prevê vacinação de crianças e normalização do DataSUS na 1ª quinzena em janeiro


A vacinação contra Covid-19 de crianças já está em discussão há semanas ainda que a Anvisa já tenha liberado a imunização para essa faixa etária. Nesse meio-tempo, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, abriu uma consulta pública sobre o tema — que foi questionada pela ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal —, mas, enfim, nesta sexta (31), ele deu a previsão de que pretende iniciar a campanha ainda na primeira quinzena de janeiro, apontou reportagem da GloboNews.

O detalhe é que a farmacêutica Pfizer tem até o dia 10 para entregar as vacinas pediátricas, então há dúvidas de que esse prazo seja cumprido pontualmente, considerando os processos de distribuição e organização do programa. Sobre o questionamento do STF, Queiroga afirmou que faz parte do processo democrático e que as explicações serão dadas no prazo solicitado de cinco dias.

Na mesma coletiva, o ministro apontou ainda que espera normalizar os dados do DataSUS — que contabiliza os casos, mortes e vacinações de Covid-19 — até o dia 15 de janeiro, e que há um esforço diário para trazer os consertos. O sistema está instável há três semanas e foi vítima de ataques hacker.

“A expectativa é de ter isso no prazo mais curto possível. Agora no mês de janeiro, na primeira quinzena de janeiro, nós esperamos estar com esses dados estabilizados. Mas nunca dá para cravar, né? Porque é uma luta diária essa questão contra essas ameaças”, declarou.

O sistema teria voltado ao normal no dia 21, segundo o ministério, mas governos estaduais ainda relatam problemas.



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*