Intel pode desativar instrues AVX-512 nas CPUs Alder Lake


A Intel deverá desabilitar o suporte ao conjunto de instruções AVX-512 nos CPUs Alder Lake a partir de uma atualização no microcódigo da BIOS. Esse recurso permite um aumento de desempenho nos P-Cores (ou núcleos de desempenho) ao desabilitar neles os E-Cores (os núcleos de eficiência, voltados para a redução no consumo de energia).

Os processadores Intel de 12ª geração provavelmente devem usar conjunto de instruções AVX2 como alternativa, que é limitado a uma frequência máxima de 5,1 GHz — talvez asegurando uma melhor vida útil para o dispositivo.

Sobre o fato de desativar as AVX-512, não há ainda um posicionamento oficial da empresa, mas especula-se que seja devido ao consumo adicional de energia e mesmo a pouca utilização por usuários comuns. É um conjunto de instruções, porém, usado mais amplamente em aplicativos corporativos.

De qualquer forma, já há relatos de usuários que conseguiram dar a volta no possível bloqueio injetando um microcódigo em versões mais antigas da BIOS, criando um firmware personalizado em que o AVX-512 está disponível. Mas como não é oficial, vale ficar atento aos riscos de sua instalação, como um possível dano à placa-mãe.



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*