CES 2022: OmniVision anuncia seu primeiro sensor de 200 megapixels para celulares


A CES 2022 está repleta de diversos lançamentos interessantes como o Galaxy S21 FE, Nokia G400 e outros aparelhos, mas Omnivision também apresentou um novo hardware promissor: o sensor OmniVision OVB0B de 200 megapixels, o primeiro da fabricante com esta capacidade e diversos aprimoramentos.

Embora o OmniVision OVB0B não seja o primeiro do mundo com 200 megapixels, ele é o menor do mundo com esta resolução, com pixels de 0,61μm e 1/1,28 polegadas com resolução de 16384 x 12288 pixels, o que permite que ele tire fotos de alta qualidade com a tecnologia que funde 16 pixels em 1, resultando em fotos de 12,6 MP com ótima qualidade mesmo com pouca luz.

O sensor ainda tem tecnologia de detecção de fase quádrupla (QPD) de 100%, que aprimora e acelera a focagem de objetos em condições desafiadoras.

“A introdução de sensores de imagem de 200 megapixels para câmeras de smartphones promete permitir a captura de fotografias com uma quantidade incrível de detalhes, atendendo às necessidades dos fabricantes de smartphones que estão tentando de todas as formas diferenciar seus produtos através de câmeras melhoradas equipadas com sensores de imagem de alta resolução. Nossa estimativa é que em 2022 mais de 40 milhões de sensores de imagem com resolução de 100 megapixels ou mais serão enviados para fabricantes de smartphones,” disse Jeffrey Mathews, analista sênior da Strategy Analytics.

Outro benefício deste sensor é que ele suporta combinação de 16 pixels em 1 mesmo ao gravar vídeos, resultando em imagens em 4K e 2K em qualidade superior em até 16 vezes em relação a um sensor convencional, pixels equivalentes a 2,44μm.

O gerente de marketing da Omnivision, Arun Jayaseelan, ainda comentou:

Os consumidores querem fotos de alta resolução e visualizações e vídeos de alta qualidade. Como líder em tecnologia de sensores de imagem, empregamos a tecnologia PureCel Plus-S para levar as câmeras principais dos smartphones a um novo nível. Com o novo OVB0B, agora podemos oferecer a maior resolução do setor em um pequeno pacote para smartphones high-end, juntamente com o melhor desempenho de baixa luz da categoria.

Há ainda a tecnologia remosaic, que permite a gravação de vídeos em 50MP a 24FPS e em 8K a 30FPS com pixels de 1,22μm, enquanto que vídeos de 12,5 megapixels a 30 FPS ainda suportam HDR com exposição tripla.

Embora a Omnivision não tenha detalhado quando o novo sensor será disponibilizado, ela mencionou que ele suporta CPHY, DPHY e DOVD duplo de 1.8V e 1.2V e que as primeiras amostras já estão disponíveis para fabricantes interessadas em usá-lo em seus dispositivos.



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*