iPhone 13 Pro Max vs Galaxy S21 Ultra: melhor celular de 2021 Apple ou Samsung?


Temos aqui um duelo dos melhores celulares lançados em 2021. De um lado há o Galaxy S21 Ultra, o mais completo e equilibrado da Samsung, enquanto do outro há o iPhone 13 Pro Max, o smartphone mais avançado lançado pela Apple. Qual dos dois vai vencer o nosso comparativo? Vamos descobrir.

ndice do comparativo



iPhone 13 Pro Max: top de linha com a melhor bateria e desempenho | An





Apple
25 Dez




Galaxy S21 Ultra: top com melhor bateria esbarra em falhas da One UI | An





Samsung
11 Fev


Design e conectividade

Apple iPhone 13 Pro Max

Samsung Galaxy S21 Ultra

Começamos pelo design e qual dos dois você acha mais elegante? A Apple ainda segue apostando no entalhe que devora boa parte da tela desde o lançamento do iPhone X, mas nesta geração ele encolheu e deixa um pouco mais de tela para uso. Enquanto o Galaxy S21 Ultra aposta em furo para a câmera de selfies e com isso tem melhor aproveitamento frontal.

O S21 Ultra é mais comprido e espesso, enquanto o rival é mais largo e pesado. Ambos possuem corpo de metal reforçado de alta durabilidade com vidro resistente a riscos e quedas. Também há certificação IP68 de ambos os lados para resistência contra água e poeira, porém a Apple alega que o iPhone consegue sobreviver por até 6 metros submersos, sendo quatro vezes a mais que o rival.




O Galaxy tem leitor de digitais integrado à tela, que responde bem e raramente apresenta falhas. A Apple continua investindo apenas em biometria facial com o Face ID. Na parte de conectividade temos Wi-Fi de sexta geração e Bluetooth de quinta geração em ambos, o que já é esperado para modelos avançados lançados recentemente.

Galaxy e iPhone entregam 15W de potência via carregamento sem fio, mas no caso do celular da Apple apenas quando usado com acessórios MagSafe. No padrão Qi tradicional, a velocidade cai pela metade. Por fim, nenhum traz slot para microSD ou entrada para fones de ouvido.

Começamos o comparativo com ponto para o Galaxy S21 Ultra.









Melhor construção

Ambos

Slot é híbrido ou não?

Nenhum

Possui alguma resistência?

Ambos

Melhor solução do notch

Galaxy S21 Ultra

Melhor solução da biometria

Ambos

Qual é mais compacto?

iPhone 13 Pro Max

Multimdia e software

Tela


Qual tem a melhor tela? Em tamanho temos vantagem para o Galaxy com 6,8 polegadas contra 6,7 polegadas do rival. Ele também vence em resolução, o que garante uma maior densidade de pixels para uma imagem mais nítida. Em nível de brilho podemos declarar empate, já que ambos alcançam brilho bastante forte quando em ambiente externo, mas o iPhone se destaca em contraste.

Outra vantagem do 13 Pro Max fica para a calibração de cores, sendo mais precisa e próxima do ideal considerado por criadores profissionais de conteúdo. Em fluidez podemos declarar empate, temos painel de 120 Hz nos dois com taxa variável que regula a velocidade a depender do aplicativo usado.

Por fim, a tela do S21 Ultra tem suporte a HDR10+, usado em alguns serviços de streaming, enquanto a Apple aposta no Dolby Vision, tecnologia rival que vem se popularizando e promete uma experiência mais avançada em imagem.

Daremos um ponto a cada em tela.









Melhor tecnologia de tela

Ambos

Melhor resolução de tela

Galaxy S21 Ultra

Melhor proporção tela/corpo

Galaxy S21 Ultra

Tela de Hz elevada?

Ambos

Painel tem proteção?

Ambos

Qualidade geral da tela

iPhone 13 Pro Max

Som


A parte sonora não difere muito entre os modelos mais avançados da Apple e Samsung. Aqui temos som estéreo com boa potência sonora, mas se destacando um pouco mais no iPhone. Outro ponto que o 13 Pro Max leva pequena vantagem é na reprodução de graves que estão quase ausentes no S21 Ultra. Médios e agudos estão bem representados em ambos.

Isso faz com que qualquer um dos dois entregue uma ótima experiência sonora para músicas, filmes e jogos. O áudio espacial do iPhone pode ser um extra mais interessante que o Dolby Atmos do rival, que também está disponível ao ouvir músicas com fones compatíveis da Apple.

E por falar em fones, nenhum traz o acessório na caixa e não vêm com adaptador para P2.

Ambos apresentam ótimo som, mas o iPhone é um pouco melhor para músicas; ponto para a Apple.








Som é estéreo?

Ambos

Possui entrada P2?

Nenhum

Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio?

Ambos

Vem fones de ouvido na caixa?

Nenhum

Qualidade sonora

iPhone 13 Pro Max

Software


E na parte de software? O Galaxy traz mais recursos como o Tela Edge para atalhos de qualquer parte do sistema ou o Dex que permite transformar uma TV em PC conectando o celular via Wi-Fi. Para quem busca funcionalidade é inegável que o Android modificado da Samsung vence o sistema mais limpo da Apple.

Podemos dar vitória então para o S21 Ultra? Calma, não podemos negar que o iOS também tem seus diferenciais com atualizações por mais anos e isso garante ao iPhone uma maior longevidade. É um celular que demora para ficar defasado e recebe atualizações pontuais e com maior frequência.

Dar empate é mais do que justo, não concorda?







Sistema bem atualizado?

Ambos

Sistema será atualizado futuramente?

Ambos

Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos?

Galaxy S21 Ultra

Qual entrega melhor fluidez?

iPhone 13 Pro Max

Desempenho

Será que teremos empate no final? Chegamos na parte de desempenho, um ponto em que a Apple manda muito bem e no iPhone 13 Pro Max não é diferente. Ele pode não ser o celular mais rápido que testamos até hoje, mas é o mais veloz entre os modelos analisados em 2021. Ambos mandam bem no multitarefas com o modelo da Maçã se destacando um pouco mais.

Em benchmarks temos uma diferença maior entre os dois. Vamos ser justos, o Galaxy S21 Ultra é um celular mais antigo e tem hardware que foi projetado meses antes. Depois faremos um comparativo quando o S22 Ultra estiver disponível. Enquanto isso, temos quase 200 mil pontos de diferença no AnTuTu e uma boa vantagem para o iPhone em testes gráficos.

E jogos? O 13 Pro Max é o primeiro da Apple com tela de 120 Hz e isso permite rodar jogos compatíveis a 120 fps. O Galaxy S21 Ultra também alcança este nível de desempenho em alguns games, mas não consegue sustentar a mesma fluidez por muito tempo quando o Exynos 2100 começa a esquentar.

Desempatamos com ponto para o iPhone.









Quem se sai melhor no teste de abertura?

iPhone 13 Pro Max

Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes?

iPhone 13 Pro Max

Quem tem os melhores números de benchmark?

iPhone 13 Pro Max

Qual o processador mais atualizado?

Ambos

Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador?

Galaxy S21 Ultra

Qual tem mais armazenamento?

iPhone 13 Pro Max

Bateria

O Galaxy S21 Ultra traz bateria maior, sendo 5.000 mAh contra 4.352 mAh. Na teoria parece que temos vitória para o top de linha coreano, mas na prática a história é bem diferente. A bateria do iPhone durou mais em nosso teste padronizado, garantindo algumas horas extras e fazendo com que ele seja o novo rei em autonomia entre os modelos avançados.

O tempo de recarga ainda é mais demorado no iPhone e leva duas horas para ir de 0 a 100%, enquanto o da Samsung precisa de 40 minutos a menos para termos a bateria recarregada.

Com isso, daremos um ponto a cada.







Qual tem mais bateria?

Galaxy S21 Ultra

Qual recarrega mais rápido?

Galaxy S21 Ultra

Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC?

iPhone 13 Pro Max

Tem carregamento sem fio?

Ambos

Cmeras

E câmeras? O iPhone segue sua tradição de trazer conjunto triplo com todos os sensores com resolução máxima de 12 MP. O Galaxy S21 Ultra tem câmera principal de 108 MP, uma dedicada para ultra-wide e duas para zoom de longa distância. No papel, o conjunto do Galaxy parece mais avançado, mas será que vence em qualidade fotográfica?

A câmera principal do Galaxy registra mais detalhes devido à resolução superior, porém o iPhone apresenta cores mais equilibradas, sendo um atrativo para quem vai editá-las no Instagram. Em cenários noturnos temos desempenho similar nos dois. O modo noturno da Samsung tende a deixar as fotos mais claras, enquanto o da Apple acerta mais em contraste e saturação.

A ultra-wide do iPhone traz foco automático, o que permite usar esta câmera para modo macro. Isso garante melhores fotos ao fotografar de perto. O Galaxy, por outro lado, tem zoom óptico mais avançado e permite ir mais longe com menor perda de qualidade.

Como cada conjunto tem suas vantagens, damos um ponto a cada.










Melhor conjunto de câmera traseira

Galaxy S21 Ultra

Melhores fotos noturnas

iPhone 13 Pro Max

Conjunto mais versátil

Galaxy S21 Ultra

Melhor ultrawide

iPhone 13 Pro Max

Melhor teleobjetiva

Galaxy S21 Ultra

Melhor macro

iPhone 13 Pro Max

Melhor profundidade

Ambos

Fotos capturadas com o iPhone 13 Pro Max

Olhando para a ficha de cada aparelho pode dar a impressão que a câmera de 40 MP do Galaxy S21 Ultra registra fotos muito mais nítidas do que a câmera de apenas 12 MP do iPhone 13 Pro Max. Este é um daqueles casos em que apenas números não contam toda a história. Por mais que o modelo coreano seja capaz de registrar ótimas selfies, o da Maçã vence em nitidez e cores. Sem falar que o modo retrato fica com efeito mais profissional com a ajuda do sensor 3D do Face ID.

Ponto para o iPhone 13 Pro Max em selfies.






Melhor conjunto de câmera frontal

Ambos

Câmera frontal grava em 4K?

Ambos

Melhor selfie

iPhone 13 Pro Max

Fotos capturadas com o Galaxy S21 Ultra

E na filmadora? O Galaxy ganha em resolução ao filmar em 8K, enquanto o da Apple fica limitado a 4K. Por outro lado, o 13 Pro Max é capaz de filmar com Dolby Vision para um HDR mais avançado que pode ser reproduzido na própria tela do aparelho ou em outros dispositivos compatíveis. O iPhone também se destaca por ter o modo cinemático que desfoca o fundo como acontece nas fotos. A qualidade das filmagens, foco e estabilização são bem parecidos entre os dois, com o iPhone capturando imagem um pouco mais limpa à noite e o Galaxy registrando melhor som.

Mais um empate? Podemos dizer que sim.








Possui estabilização óptica?

Ambos

Possui estabilização eletrônica?

Ambos

Grava em 4K a 60fps?

Ambos

Melhor captação de áudio

Galaxy S21 Ultra

Melhor em vídeo

iPhone 13 Pro Max

Preo

Por fim, temos o preço. O Galaxy S21 Ultra foi lançado no Brasil em fevereiro de 2021 por R$ 9.500 na versão com 256 GB e R$ 10.500 pela variante com 512 GB. O iPhone 13 Pro Max chegou um pouco mais caro em outubro com o modelo de 128 GB saindo por R$ 10.500. Para ter a mesma capacidade de memória do Galaxy é preciso pagar R$ 1 mil a mais. E para quem precisa de muito armazenamento, a variante de 1 TB custa módicos R$ 15.500.

E claro, por estar bem mais tempo no mercado, o S21 Ultra possui preço muito mais acessível agora no início de 2022, saindo quase pela metade do preço, o que torna o seu custo-benefício mais atrativo.

Com isso, fechamos o comparativo com ponto para a Samsung.





Qual teve melhor preço de lançamento?

Galaxy S21 Ultra

Qual tem melhor custo-benefício atual?

Galaxy S21 Ultra





Concluso

Quase tivemos um empate, mas o iPhone 13 Pro Max acabou vencendo este comparativo. Ele sai mais caro atualmente, mas em troca entrega melhor desempenho, maior autonomia de bateria, tela com cores mais precisas, som mais equilibrado e imersivo, sistema com atualizações por mais tempo, fotos com cores mais neutras, melhores selfies e capacidade de filmar em Dolby Vision e com desfoque de fundo.

Vale pagar bem mais por estes diferenciais? Cabe a você decidir, mas o Galaxy S21 Ultra também é um excelente aparelho que não decepciona em tela e som, tem bom desempenho, bateria dura muito e recarrega mais rápido, suas câmeras são ótimas e o software tem vários recursos extras ausentes no rival da Apple.

RESULTADO

Apple iPhone 13 Pro Max: 8 PONTOS

  • Tela com melhor calibração de cores
  • Som mais equilibrado entre graves, médios e agudos
  • Software fluido com updates por muitos anos
  • Melhor desempenho em apps, benchmarks e alguns jogos
  • Maior autonomia de bateria
  • Melhor captura de cores e modo noturno mais inteligente
  • Selfies mais nítidas e melhor modo retrato
  • Filmadora com desfoque de fundo e menos ruídos à noite

Samsung Galaxy S21 Ultra: 7 PONTOS

  • Design atual com melhor aproveitamento de tela
  • Tela com maior resolução e nitidez
  • Software mais recheado de recursos
  • Menor tempo de recarga
  • Melhor câmera teleobjetiva e maior nitidez de cenários
  • Filma em 8K e tem melhor captura de áudio
  • Melhor custo-benefício atualmente

(atualizado em 11 de janeiro de 2022, s 18:50)



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*