Histrico! Primeiro transplante de corao de porco em um humano realizado nos Estados Unidos


O norte-americano David Bennett, de 57 anos, foi primeiro humano a receber um transplante de coração de porco. A cirurgia durou cerca de sete horas e o paciente está bem, mas os médicos ainda não sabem as chances de sobrevivência a longo prazo.

A operação foi realizada por médicos e cientistas do University of Maryland Medical Center, em Baltimore, no Estados Unidos. O paciente tinha uma doença cardíaca em estágio terminal. Por isso, o transplante foi o último recurso possível para Bennett.

“Era morrer ou fazer esse transplante. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha. Não vejo a hora de sair da cama depois que me recuperar”, afirmou Bennett.

Em entrevista à BBC News, a presidente do departamento de cirurgia do centro médico onde foi realizada a cirurgia, Christine Lau, explicou que o paciente corre bem mais risco do que normalmente aconteceria em um transplante com um órgão humano.

Os médicos ressaltaram também que o porco foi geneticamente modificado, eliminando fatores que levariam o coração a ser rejeitado pelo organismo humano. O procedimento é o ápice de anos de pesquisa e pode mudar vidas em todo o mundo.

Pesquisadores consideram os porcos como uma possível salvação para a escassez no banco de órgãos. Em setembro de 2021, uma equipe do NYU Langone Health conseguiu transplantar um rim de porco em um humano que já estava morto.

Mesmo com o paciente morto, a operação foi considerada um sucesso pelo fato do órgão conseguir cumprir suas funções naquele organismo sem que fosse rejeitado por ele. Em dezembro, a equipe fez uma segunda operação do tipo.

“As pessoas morrem o tempo todo na lista de espera por órgãos. Se pudéssemos usar órgãos de porcos geneticamente modificados, elas não precisariam esperar, e poderiam obter um órgão quando precisassem”, explicou o cirurgião Bartley Griffith, também à BBC.



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*