Sinais neurais ligados ao Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) so encontrados por cientistas


Pesquisadores identificaram, pela primeira vez, sinais elétricos neurais relacionados com o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) em pacientes com diagnóstico do distúrbio. A descoberta pode ajudar no aprimoramento do tratamento.

O estudo, publicado em dezembro de 2021 na revista Nature Medicine, foi realizado com cinco pacientes adultos com diagnóstico de TOC, e três deles foram monitorados em consultas clínicas e durante a realização de tarefas cotidianas.

Os participantes da pesquisa passaram por uma procedimento de Estimulação Cerebral Profunda (ECP), que usa eletrodos para enviar pequenos sinais elétricos ao cérebro dos pacientes para regular a atividade neurológica.

Durante comparações de mais de mil horas de registros de atividade elétrica neural coletadas com as expressões faciais, dados biométricos e relatos dos pacientes, os pesquisadores foram capazes de identificar certos padrões neurais.

“Nosso objetivo é entender o que esses registros estão nos mostrando e treinar o aparelho a reconhecer certos padrões associados a sintomas específicos”, disse o professor da Faculdade de Medicina Baylor e um dos colaboradores do estudo, Sameer Sheth.

Agora, os cientistas esperam contribuir para o desenvolvimento de novos aparelhos de ECP que sejam capazes de reconhecer os sintomas e automaticamente ajustarem a intensidade dos estímulos elétricos, sem a necessidade de visitar um especialista.

O TOC é um transtorno psicológico que faz com que a pessoa tenha pensamentos e comportamentos incontroláveis e recorrentes. Ele se manifesta de formas diferentes em cada individuo e seus sintomas podem variar ao longo do tempo.

Você conhece alguém diagnosticado com TOC? Quais sinais essa pessoa possui? Conta pra gente nos comentários logo abaixo!



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*