
Responsável pela compra de iPods com dinheiro de subvenção federal como parte de um programa para escola que trabalhava, Kristy Stock foi presa por desviar 3 mil unidades do dispositivo que era destinado a estudantes.
Segundo relatório emitido pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, Stock e seus comparsas foram sentenciados por fraude fiscal e transporte de mercadorias roubadas.
De acordo com os autos do processo, o esquema começou em 2013 quando a americana, que era responsável por um programa no Distrito Escolar Consolidado Central do Novo México, passou a desviar os iPods que estavam designados a estudantes nativo americanos vivendo em reservas tribais.
Com a ajuda de James Bender e Saurabh Chawla, os iPods eram enviados para o estado de Maryland, onde seriam vendidos no Ebay por um preço abaixo do mercado. Segundo a própria Stock, ela chegou a faturar mais de U$$ 800 mil de 2013 a 2018; quantia equivalente a aproximadamente R$ 4.5 milhões na cotação atual.
Pelo desvio e por apresentar declarações fiscais falsas sobre a sua renda, resultando em um prejuízo de cerca de U$$ 270 mil ao governo estadunidense, Stock foi sentenciada a 18 meses de prisão. Seu comparsa, Chawla, por ter sonegado ainda mais, foi condenado a 66 meses. Bender, por outro lado, precisará passar apenas 366 dias atrás das grades.
Faça um comentário