
Com o avanço da variante ômicron no mundo, a ciência segue nos estudos para entender o comportamento do coronavírus. Agora, pesquisadores da Polônia encontraram um gene que pode dobrar as chances de casos graves de Covid-19.
O estudo foi feito por especialistas da Universidade Média de Bialystok. Eles identificaram um gene específico que está presente em aproximadamente 14% da população polonesa e está associado ao aumento de gravidade da doença.
Ao avaliar toda a Europa, de acordo com o líder do estudo, Marcin Moniuszko, a presença da característica genética fica um pouco abaixo e engloba entre 8% e 9% de todos os habitantes do “Velho Continente”. Por outro lado, a Índia possui uma predominância 27%.
A pesquisa também detectou que o gene era o quarto fator determinante para a evolução da doença nos pacientes, logo após de idade, peso e gênero.
“Após mais de um ano e meio de trabalho foi possível identificar um gene responsável pela predisposição a se tornar gravemente doente. Isso significa que no futuro poderemos identificar pessoas com a predisposição para sofrer de quadros graves da Covid.”
Adam Niedzielski
Ministro da Saúde da Polônia
Outro estudo sobre os impactos da genética já foram conduzidos desde o ano anterior. Um deles, por exemplo, descobriu em novembro de 2021 que o mesmo gene está ligado a um risco dobrado de acontecer falência pulmonar, devido à contaminação pela Covid-19.
As últimas notícias sobre a pandemia do novo coronavírus podem ser conferidas na nossa página especial dedicada ao assunto. O acesso está disponível neste link. Aproveite ainda para conferir os dados atualizados de casos e mortes no Brasil e no mundo, por meio do Relatório Diário da Covid-19.
E aí, qual é sua avaliação a respeito da nova descoberta da ciência sobre a Covid-19? Comente conosco!
Faça um comentário