Governo da Ucrnia sofre ataque hacker e tem sites federais derrubados


Em meio a uma tensão com a Rússia, o governo da Ucrânia foi vítima de um ataque hacker na noite da última quinta-feira (13). A situação derrubou um total superior a 70 sites federais e locais.

Páginas como as do Ministério das Relações Exteriores, do Gabinete de Ministros, do Conselho de Segurança e da Defesa estão entre as afetadas e ficaram fora do ar por mais tempo. Alguns dos casos exibem apenas um texto – em ucraniano, polonês e russo – com dizeres que afirmam tornar públicos os dados de ucranianos na rede.

O ocorrido mais recente está longe de ser o primeiro ataque cibernético sofrido pela Ucrânia. Todos têm a suspeita recaída sobre a Rússia. Isso porque o momento é de tensões entre os dois países. A fronteira entre as nações tem sido disputada a nível militar, com tentativas diplomáticas sem sucesso de trazer a paz.

Agora, o receio é que a situação gere mais agressões na região do Leste Europeu. Segundo um porta-voz do governo americano, os Estados Unidos irão apoiar a Ucrânia no que for necessário “para que se recuperem da invasão”.

Em contrapartida, no mês de maio de 2020, o governo ucraniano chegou a prender um criminoso que foi responsável por roubar 773 milhões de endereços de e-mail e 21 milhões de senhas de cidadãos europeus e norte-americanos para vender. Na ocasião, o ataque não foi relacionado a conflitos entre países.

O que você achou do ataque cibernético sofrido pelo governo ucraniano? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*