Parabns, Macintosh! Computador icnico da Apple completa 38 anos; veja curiosidades


O Macintosh, um dos computadores mais importantes da história do segmento, está completando nesta semana seu 38º aniversário. O PC foi lançado originalmente em 1984, marcando sua geração e contribuindo para a popularização do atual formato desses aparelhos, além de ser um dos maiores sucessos comerciais da Apple.

Steve Jobs, aos seus 30 anos de idade, apresentou o computador ao retirá-lo de uma mala, destacando sua praticidade em ser transportado devido ao seu inédito design “all-in-one” que incluía a tela monocromática de apenas 9 polegadas, placa-mãe com processador Motorola 68000 e drive de disquete em um único aparelho. Relembre a apresentação:

O Apple Lisa foi o primeiro computador do mundo com interface de usuário gráfica, mas a esmagadora popularidade do elemento deve ser atribuída ao Macintosh, que chegou ao mercado executando o System Software 1.0 — futuramente rebatizado para Mac OS — representando o fim dos sistemas baseados em linhas de comando.

O ancestral comum da família “Mac” também foi o primeiro a utilizar um mouse com apenas um botão. Segundo os desenvolvedores do periférico da Apple, todos os comandos dos usuários poderiam ser executados através de um único botão.

O público-alvo dos computadores era restrito, mas o PC contava com recursos interessantes (e vendidos separadamente), como o MacPaint, descrito como um “pacote gráfico que aproveita o máximo da alta resolução da tela do Mac”. A resolução era de 512 x 342 pixels.



Source link

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*